05 maio 2020

COMUNICADO DA DSA AOS DIRETORES DE CLUBES...


 ATA DO COMITÊ ESPECIAL DE CRISES DA DIVISÃO SUL- AMERICANA

Brasília, DF, Brasil
29 de abril de 2020, às 11:00

2020-057 DEFINIÇÕES – ORIENTAÇÕES DO MINISTÉRIO DE DESBRAVADORES E AVENTUREIROS SOBRE A VOLTA DAS ATIVIDADES PRESENCIAIS DOS CLUBES – APROVAR
VOTADO aprovar as definições referente às “Orientações do Ministério de Desbravadores e Aventureiros sobre a Volta das Atividades Presenciais dos Clubes”, como segue:

ORIENTAÇÕES DO MINISTÉRIO DE DESBRAVADORES E AVENTUREIROS SOBRE A VOLTA DAS ATIVIDADES PRESENCIAIS DOS CLUBES

Comitê Especial de Crises da DSA 29 de abril de 2020
Devido à possibilidade de retorno dos cultos nas Igrejas Adventistas em diferentes regiões da América do Sul, o Ministério de Desbravadores e Aventureiros recomenda as seguintes diretrizes para a volta das atividades presenciais dos clubes:
1.  Orientações quanto ao retorno
a)     Os clubes deverão retomar as atividades presenciais somente quando não houver decretos locais proibindo a aglomeração de pessoas, e após o reinício dos cultos presenciais na igreja onde funcionam.
b)     A Comissão da Igreja deverá autorizar o retorno e especificar a data de início das atividades presenciais do clube.
c)     Antes do retorno às atividades presenciais, o clube deverá realizar uma reunião para que todos os membros da diretoria compreendam e aceitem as diretrizes, e estejam conscientes dos métodos adequados de prevenção da COVID 19.
d)     Na primeira atividade presencial, os Desbravadores e Aventureiros deverão estar acompanhados de um dos pais ou o responsável legal, que deverá ser informado das diretrizes e autorizar a participação do menor.
2.  Diretrizes específicas para as reuniões
a)     O membro do clube que fizer parte dos grupos de risco, ou que tiver em sua família e pessoas próximas alguém com a confirmação, a suspeita ou os sintomas de contaminação, não deve participar das reuniões presenciais até a liberação médica.
b)     O clube deve seguir as orientações das autoridades sanitárias locais quanto à higienização das mãos, uso de máscaras, distanciamento social e eliminação de cumprimentos e contatos físicos.

c)     O retorno deve ser gradual, favorecendo as atividades e eventos que não exponham os Desbravadores e Aventureiros ao risco de contágio.
d)     Nas primeiras semanas do retorno às atividades, o tempo de duração das reuniões deve ser reduzido.
e)     A Classe Bíblica deve ser priorizada. Podendo ser realizada em grupos menores.
f)      É importante dar preferência para atividades por unidades, evitando aglomeração de Desbravadores e Aventureiros.
g)     Inicialmente, os clubes não devem realizar reuniões em locais públicos como praças e parques, entre outros. A diretoria, em conselho com o pastor da igreja, deve avaliar e planejar, com prudência, um período adequado para o retorno dessas atividades.
h)     Nas semanas iniciais após o retorno, é fundamental evitar atividades que estimulem aglomerações (acampamentos, acantonamentos, festas etc.).
i)       Os exercícios de ordem unida podem ser realizados, levando em conta o distanciamento social.
j)       Os Clubes de Desbravadores e Aventureiros têm como objetivo salvar do pecado e guiar no serviço, por isso, devem ser “uma voz de esperança” às pessoas desesperadas, participando de campanhas solidárias e buscando formas de ajudar famílias afetadas pela pandemia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário